Globo diminui jogos do Timão para exibir mais Palmeiras e Santos no Brasileiro
As queixas quanto à ausência de partidas de Palmeiras e Santos na TV aberta no primeiro turno do Campeonato Brasileiro parecem ter surtido efeito. A pedido da TV Globo, dona dos direitos de transmissão do torneio, a CBF promoveu alterações de dias e horários em dez jogos do Brasileirão, reduzindo um pouco a avalanche de partidas do Corinthians na televisão aberta.
O Timão, que seria visto por 11 vezes nas transmissões da Globo e da sua parceira Bandeirantes, agora só terá oito jogos exibidos ao vivo por essas emissoras, que passam a transmitir mais jogos de Santos e Palmeiras. O Peixe, que só teria duas partidas transmitidas (uma delas, o clássico contra o Corinthians), ganhou, no mínimo, mais um jogo na TV aberta (contra o Flamengo, no Rio de Janeiro), podendo ter outro (Grêmio, em Porto Alegre/RS).
Já o Palmeiras, que só seria visto pelos telespectadores de emissoras abertas no clássico contra o Corinthians, agora terá mais duas exibições na Globo/Band: contra o Cruzeiro, em Minas, e contra o Botafogo, no Rio.
Veja mais detalhes sobre as mudanças:
Em 17 de junho, Ponte Preta x Corinthians, que seria exibido às 16h pela Globo e pela Bandeirantes, no domingo à tarde, foi para as 18h30, no mesmo dia, sendo agora uma transmissão do SporTV, canal fechado. Isso porque a emissora carioca, detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão, desejou exibir Flamengo x Santos, anteriormente jogo do canal pago e que agora passa ao horário nobre de futebol da televisão aberta nas tardes de domingo.
A Globo também abdicou de Sport x Corinthians, no dia 8 de julho, que foi para às 18h30, sendo exibido, portanto, pelo SporTV. No mesmo dia, a emissora solicitou a antecipação de Figueirense x Vasco para as 16h, mesmo horário de Fluminense x Flamengo que, ao que tudo indica, embora não confirmado, deve virar jogo de pay-per-view. Outra dúvida é sobre qual "jogo paulista" será transmitido por Globo e Band nesse domingo: São Paulo x Coritiba ou Santos x Grêmio? Até por ocorrer fora da capital e por ser uma partida com bom potencial de audiência (é o jogo do time de Neymar contra a equipe do pofexô Luxemburgo, que certa vez chamou a joia santista de "filé de borboleta"), apostaria no segundo, a menos que, por alguma razão, o São Paulo atue fora de São Paulo ou haja uma exceção de exceção, com uma partida que não é clássico sendo exibida para a praça do jogo. Improvável.
A CBF também alterou Bahia x Corinthians, no dia 29 de julho, que saiu da Globo/Band e foi para as 18h30, entrando, assim, na grade do SporTV, em lugar de Cruzeiro x Palmeiras, antecipado para as 16h, horário dominical da TV aberta.
Mudanças também estão confirmadas para jogos no meio de semana. Fluminense x São Paulo, anteriormente confirmado para quarta-feira, dia 8 de agosto, às 21h50, passou para quinta, às 20h30. Ou seja, virou jogo da TV fechada, enquanto Botafogo x Palmeiras, foi tirado da televisão fechada, na quinta, às 20h30, para o horário nobre do futebol da Globo e da Band no meio de semana. No caso, para os telespectadores paulistas, que acompanharão essa partida às 21h50 da quarta-feira, 8/8.
Já os cariocas terão Sport x Vasco como jogo da Globo/Band nessa quarta-feira. Isso porque a partida, que seria às 19h30, passou para as 21h50, enquanto Figueirense x Flamengo, que era o jogo da TV aberta, foi antecipado para as 19h30, logo será exibido somente no canal pago SporTV.
As dez mudanças promovidas pela CBF em transmissões do Brasileirão foram divulgadas em
comunicado no site da entidade.