sábado, 29 de dezembro de 2012

Polícia Militar da Paraíba lança operação para reforçar segurança

Lançamento da 'Operação Réveillon' aconteceu nesta sexta-feira (28).
Policiamento receberá reforços na orla e em áreas consideradas críticas.

Do G1 PB
 
Comandante Geral da PMPB, Euller Chaves, e comandantes de batalhões estiveram no lançamento da Operação Réveillon (Foto: Wagner Varela/ 1º BPM )Comandante Geral da PMPB e comandantes de
batalhões estiveram no lançamento da Operação
Réveillon (Foto: Wagner Varela/ 1º BPM )
 
A Polícia Militar da Paraíba lançou na noite desta sexta-feira (28) a 'Operação Réveillon' que tem como objetivo reforçar a segurança durante o período de festas de fim de ano, como também nas posses dos novos prefeitos.

O lançamento da operação aconteceu no bairro do Altiplano e contou com a participação do Comandante Geral da Polícia Militar, o coronel Euller Chaves e dos comandantes de batalhões.

De acordo com o coronel Euller Chaves o policiamento ordinário, que conta com um efetivo de 1.300 homens por turno, receberá um reforço de 450 a 500 policiais, que atuarão durante as festividades de ano novo e também nas posses. Por telefone, o coronel explicou ao G1 que o policiamento será intensificado no Busto de Tamandaré em João Pessoa e na praia de Intermares em Cabedelo, Região Metropolitana, onde acontecem festas com grande público, mas também haverá a partir desta sexta-feira (28) patrulhamento reforçado nas áreas consideradas críticas, indicadas pelo setor de inteligência da PM.
“A Operação Réveillon vem suplementar o policiamento ordinário nos pontos mais críticos orientados pelas estatísticas e pelo nosso serviço de inteligencia e também na cobertura dos eventos de grande massa, como as festas no Busto de Tamandaré e em Intermares, bem como durante as solenidades de posse, que acontecerão no dia 1º, nós estaremos realizando planejamentos e dando  apoio às prefeituras dos municípios.” disse o coronel Euller.

Ele explicou ainda que participarão do reforço nas ruas o pessoal da área administrativa, alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e policiais que voluntariamente assumiram escala extra. O início da 'Operação Réveillon' foi marcada pela saída em comboio de aproximadamente 30 carros da Polícia e 80 homens que iniciaram o patrulhamento, com abordagens e blitzen em diversos pontos da Grande João Pessoa, juntamente com o comandante geral e com os comandantes de batalhões.

Além do efetivo extra de policiais, a segurança na orla das praias de  Tambaú e Cabo Branco durante a festa da virada, será reforçada por mais 15 veículos, 10 motocicletas e 7 pontos de observação policial. Na praia de Intermares, em Cabedelo haverá além do reforço no efetivo, mais cinco pontos de observação.
Após lançamento da 'Operação Réveillon', comboio saiu para patrulhamento em diversos pontos da cidade (Foto: Wagner Varela/ 1º BPM)Após lançamento da Operação Réveillon, comboio saiu para patrulhamento em diversos pontos da cidade (Foto: Wagner Varela/ 1º BPM)

Baixe: CD Forró dos 3 ao vivo em Passa e Fica - RN

Forró dos 3 ao vivo em Passa e Fica - RN
Data: 24/12/12

Gravação: Zezinho Gravações

Alôs para Leocrécio CDs ÁudioCapture e Aurelio Pan Gravações.

Com super sucessos; "Forró das antigas."


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Na PB, criminosos tentam assaltar caixa eletrônico usando a tecnologia


Com dispositivos eletrônicos, criminosos alteram software de caixas.
Alarme disparou e suspeitos não levaram nada, segundo a polícia.


Do G1 PB com TV Cabo Branco
A Polícia Militar da Paraíba acredita que criminosos podem ter 'inaugurado' no estado mais uma modalidade de violação a caixas eletrônicos. O alvo da ação foi uma agência do Banco do Brasil da cidade de Jacaraú, Mata paraibana. Com dispositivos eletrônicos, criminosos tentaram  violar o software de um dos caixas da agência, o que possibilitaria, caso a ação tivesse dado certo, sacar todo o dinheiro do caixa, segundo a polícia.
De acordo com  o capitão Antônio, a ação dos criminosos é silenciosa, o que dificulta a atuação da polícia. Os aparelhos que foram usados pelos criminosos não despertam suspeitas e podem ser comprados em qualquer loja de informática.
O capitão informou ainda que alguma coisa deu errado e o alarme disparou. A polícia já tem suspeitos, mas até as 16 horas ninguém foi preso. Os criminosos fugiram para a cidade de Montanhas, no vizinho estado do Rio Grande do Norte, onde aconteceu uma ação semelhante. Por isso, a polícia acredita que os criminosos que violaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil de Jacaraú são os mesmo do Rio Grande do Norte.
G1 entrou em contato com a superintendência do Banco do Brasil na Paraíba. O  superintendente Elinaldo Leal disse que os equipamentos da agência têm tecnologia sofisticada contra fraudes como essas. "Uma prova disso é que não foi levado nada, os criminosos não tiveram êxito. A população pode ficar tranquila, pois nos empenhamos para cada vez mais modernizar a tecnologia usada no Banco do Brasil", afirmou.
Elinaldo Leal disse que essa foi a primeira vez que tomou conhecimento desse tipo de fraude na Paraíba.
De acordo com o Sindicato dos Bancários na Paraíba, Marcos Henriques, com essa ocorrência, sobe para 63 o número de crimes cometidos contra as agências bancárias do estado.
“Os bancos investem apenas 5% de tudo o que lucram em segurança, o que é muito pouco, deixando os profissionais e a população vulneráveis à ação de criminosos.  Com relação a essa nova modalidade de violação a caixas eletrônicos, só há uma conclusão: enquanto a segurança dos bancos estagnou, os bandidos avançam em seus crimes”, disse.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Câmara de João Pessoa tem dia de votação agitado às vésperas de 2013


Lei que proíbe contratação de bandas que denigram a mulher foi aprovada.
Vereadores também aprovaram criação PCCR para os servidores do IPM-JP.

Do G1 PB
Às vésperas de 2013, vereadores apreciaram 12 vetos do Executivo (Foto: Divulgação/CMJP)Às vésperas de 2013, vereadores apreciaram 12
vetos do Executivo (Foto: Divulgação/CMJP)
Os vereadores de João Pessoa realizaram um dia de votação movimentado nesta quarta-feira (26) na Câmara Municipal. Foram apreciados 12 vetos do Executivo, dos quais seis foram mantidos e seis foram derrubados. Ainda foram aprovados oito projetos de lei do Executivo e duas Medidas Provisórias.
Nesta sessão, foi aprovado o projeto que proíbe a Prefeitura de contratar bandas que cantem ou realizem coreografias que denigram a mulher. A matéria é de autoria de Sandra Marrocos (PSB).
Os vereadores ainda aprovaram o projeto do Executivo Municipal que cria o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores do Instituto de Previdência do Município (IPM-JP).
Segundo o superintendente do IPM, Cristiano Henrique Souto, o PCCR prevê a realização de concurso público, uma vez que inclui a contratação de profissionais de administração, arquivologia, técnicos em contabilidade e enfermagem, bem como médicos peritos, economistas e atuários. “Categorias que deverão tornar a autarquia mais eficiente e completa”, enfatizou.
Outra matéria do Executivo que foi aprovada foi a que autoriza a doação de terreno do município de João Pessoa para a implantação de um campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) no bairro Mangabeira VII.
Devido aos vetos mantidos, foram barrados projetos como o que instituía a distribuição de cesta de remédios aos servidores públicos municipais que se aposentassem por motivo de doenças, de autoria dos vereadores Marcos Vinícius (PSDB), Tavinho Santos (PTB) e Fernando Milanez (PMDB) e outro, elaborado pelo vereador Fernando Milanez, que tratava da distribuição de óculos, por parte da Prefeitura, para idosos maiores de 65 anos.

UEPB vai exonerar 320 servidores comissionados em janeiro de 2013


Medida será feita para "dar lugar" a funcionários concursados.
UEPB recebeu recentemente 260 concursados, segundo reitor da UEPB.

Do G1 PB
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai cancelar os contratos de 320 funcionários comissionados a partir do dia 1 de janeiro de 2013. De acordo com a instituição, a medida é para dar o acesso aos funcionários que conseguiram a vaga através de concurso.
Rangel Júnior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba, comentou que “a ação que vai exonerar 320 comissionados foi a maneira encontrada para abrir espaço para o acesso daqueles que vieram de concurso público. A UEPB recebeu recentemente 260 novos concursados e, após a exoneração, deverá fazer os ajustes necessários”.
De acordo com o reitor a ideia é deixar equacionada essa questão que envolve a chegada de novos concursados e a saída dos comissionados.

DONA INÊS-PB. Jovens são detidos pela polícia acusados de furtos. Uma jovem de 18 anos disse pertencer a Al Qaeda.


Dois jovens foram detidos na noite desta terça-feira (25) pela Polícia Militar do destacamento de Dona Inês, acusados de furto a residência.


Eduardo Paulo Azevedo dos Santos, de 19 anos de idade, de santa Rita-PB, confessou participação no furto à residência do senhor Luciano Bento da Silva, residente no sítio Tapui de Dona Inês e afirmou ainda que outro jovem, identificado como Tiago, foi o mentor do furto ocorrido por volta das 1400 do sábado.


Além de Eduardo que foi detido pela polícia, a jovem de 18 anos de idade, Rayane da Silva Alves, também foi detida. Na casa onde a jovem está residindo foi encontrado o material furtado foi encontrado. A jovem foi acusada por receptação. 


Rayane disse ser usuária de maconha, mas negou que tivesse participação nos crimes de furto ocorridos nos últimos dias na cidade. Afirmou ainda que é integrante da facção criminosa Al Qaeda.


Também foram conduzidos para a delegacia um menor de idade identificado como Ezequiel e um senhor de idade, identificado como José Bezerra da Silva, de 66 anos de idade, responsável pela casa que é ocupada pelos suspeitos. Tiago não foi localizado.


O comandante do destacamento de polícia militar do município, Sargento PM Dos Santos, comandou a ação policial e disse acreditarque o material furtado é usado como moeda para adquirir drogas na cidade.

Por Júnior Campos

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Baixem: CD Forró da Fugidinha ELÉTRICO AO VIVO EM JOÃO PESSOA / PB

Forró da Fugidinha ELÉTRICO AO VIVO EM JOÃO PESSOA / PB

GRAVADO POR: Leocrécio CDs ÁudioCapture Zezinho Gravações E Aurelio Pan


                               LINK: (MEDIAFIRE): http://www.mediafire.com/?dl0bzc7mo1z2cid

Baixem: CD Forró da Fugidinha AO VIVO EM JOÃO PESSOA / PB

Forró da Fugidinha AO VIVO EM JOÃO PESSOA / PB

GRAVADO POR: Leocrécio CDs ÁudioCapture Zezinho Gravações E Aurelio Pan Gravações


                         LINK: (MEDIAFIRE): http://www.mediafire.com/?se3fe30d330aj6v

Eleita nova cúpula do PMDB da PB; Confirmado como presidente Maranhão promete ‘inovar’ e descarta disputar algum cargo eletivo em 2014

Eleita nova cúpula do PMDB da PB; Confirmado como presidente Maranhão promete ‘inovar’ e descarta disputar algum cargo eletivo em 2014
Durante convenção do PMDB nesta terça-feira (18), o ex-governador José Maranhão foi eleito presidente da sigla na Paraíba, na vice-presidência ficou o ex-senador Wilson Santiago. De acordo com Maranhão esta nova administração será inovadora.

“Depois de um amplo debate interno chegamos a constituição de uma chapa de unidade. Nosso propósito agora é realizar uma administração inovadora na Paraíba com a realização de seminários nas cidades pólos e capacitação dos nossos gestores” declarou.

A secretaria geral será ocupada pelo atual prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego, o segundo vice-presidente será o deputado federal Manoel Junior, o deputado estadual Raniery Paulino ficará como secretário adjunto, também formarão a cúpula do PMDB Antônio de Souza como tesoureiro e a deputada Olenka Maranhão como adjunta.

A polêmica fica em torno do nome do deputado estadual Gervásio Maia que tem dito que não aceitaria cargos nessa administração mas teve seu nome homologado na terceira vice-presidência.

Empolgado com a eleição, Maranhão afastou as possibilidades de se candidatar a senador ou deputado em 2014.

“Não estou me programando para ser candidato. Eu quero trabalhar para os candidatos do partido”, afirmou.

Da Redação do PB Agora

Cartaxo anuncia secretários e cria duas novas pastas em João Pessoa


Prefeito eleito anunciou 15 novos nomes para a sua equipe de governo.
A atual secretária de Saúde, Roseana Meira, vai deixar o cargo.

Do G1 PB
O prefeito eleito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) anunciou na manhã desta terça-feira (18) 15 novos nomes que vão compor sua equipe de governo. Ele também anunciou a criação de duas novas pastas: a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania e a Secretaria Executiva de Acompanhamento Governamental do Município. Entre os secretários anunciados por Cartaxo está o novo  titular da Saúde, depois de 8 anos no cargo Roseana Meira sai para dar lugar ao médico sanitarista Lindemberg Medeiros de Araújo.
Cartaxo explicou que a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania vai planejar, coordenar e supervisionar as atividades na área de segurança com trabalho focado na prevenção à violência. Já a Secretaria de Acompanhamento Governamental, com funcionamento em Brasília, vai acompanhar os projetos da Prefeitura na capital federal. “Vamos assim, poder, com a Secretaria de Segurança dar contribuição maior e efetiva para a segurança complementar em nossa cidade e com a nova Secretaria executiva acompanhar os projetos da Prefeitura em Brasília e poder ampliar os recursos do governo federal em João Pessoa”, disse Luciano.
Ele informou que o vereador e perito criminal da Polícia Federal, Geraldo Amorim vai dirigir a nova Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. Já o nome do secretário de Acompanhamento Governamental será anunciado posteriormente.

Para a Secretaria de Administração foi escolhido o administrador Roberto Wagner Mariz Queiroga. A secretaria de Turismo fica sob a gestão do empresário Roberto Lucena Ramalho Brunet (atual secretário) e a política de Habitação Social ficará sob a responsabilidade de Maria do Socorro Gadelha Campos, atual Diretora de Integração, Avaliação e Controle Técnico do Ministério das Cidades.

Luciano Cartaxo anunciou ainda os nomes para a Secretaria de Políticas Públicas das Mulheres, a historiadora e enfermeira sanitarista Maria do Socorro Borges Barbosa. Na Secretaria do Meio Ambiente o nome foi o do analista ambiental do IBAMA, Edilton Rodrigues Nóbrega. A secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política será comandada pelo advogado Rodrigo Soares, presidente estadual do PT. O Secretário adjunto da Comunicação será o publicitário Rafael Samways e o da Secretaria do Desenvolvimento Social continua sendo o sociólogo Joubert Fonseca.
Já o Secretário Executivo do Orçamento Participativo será o gestor Hildevânio Macedo. A secretaria da Juventude, Esportes e Recreação será dirigida pelo administrador Sérgio Meira e secretário adjunto será o especialista técnico em esportes, Oscar Moura Diniz Jr. O Procon Municipal ficará sob a responsabilidade da advogada Nadja Palitot e a Secretaria de Ciência e Tecnologia será administrada pela jornalista Marly Lúcio.
“Com o anúncio destes nomes estamos avançando na composição da equipe, sempre com tranquilidade e o zelo que temos com essa proposta para fazer o melhor para João Pessoa”, avaliou  Luciano Cartaxo. Com a divulgação desta terça-feira, já são 34 os integrantes da equipe de governo anunciados pelo prefeito.
Veja o perfil dos novos Secretários e Secretárias
Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania – Geraldo Amorim. É graduado em Saúde Pública e Prevenção às Drogas pela Universidade Federal de São Paulo e Bacharel em Filosofia. Vereador em João Pessoa por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e Farmacêutico Clínico, foi Secretário Adjunto de Segurança do Estado da Paraíba, sendo aposentado como perito criminal da Polícia Federal.

Secretaria da Saúde - Lindemberg Medeiros de Araújo - Médico sanitarista. Mestre em Ciências Sociais (Trabalho e Saúde-Doença). Doutor em Educação (Prática/Práxis Médica). Professor Adjunto da UFPB onde é Chefe do Departamento de Nutrição (DN/CCS/UFPB) e Coordenador Geral do Programa Escola Zé Peão (UFPB/SINTRICOM). Possui larga experiência na gestão pública de saúde tanto a nível local/estadual, quanto a nível nacional, já tendo assumido cargos como: Coordenador Geral de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) no período de 1996-2001. Foi Tutor do Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde - PITS/MS/MEC/MCT (2001-2003), Coordenador Geral de Gestão da Informação do DATASUS/Ministério da Saúde (2004) e Coordenador Geral de Apoio a Implementação de Políticas de Saúde do Departamento de Apoio à Descentralização do Ministério da Saúde – DAD/SE/MS (2005).
Secretaria de Administração – Roberto Wagner Mariz Queiroga é graduado em Administração, com Pós-Graduação (MBA) pela Universidade de São Paulo. Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 35 anos, sendo Gerente de Mercado nas Superintendências na Paraíba e na Bahia.
Secretaria de Turismo – Roberto Lucena Ramalho Brunet é o atual secretário de Turismo de João Pessoa. Empresário atuando na atividade do turismo há mais de 20 anos, foi Presidente do Fórum dos Municípios do Litoral Paraibano – PB, no período de 2010/2011. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de agencias de viagens da Paraíba (ABAV)
Secretaria de Habitação Social – Maria do Socorro Gadelha Campos atualmente é Diretora de Integração, Avaliação e Controle Técnico do Ministério das Cidades. Foi Presidente da Companhia Estadual de Habitação (CEHAP) e Secretária de Habitação do Município de João Pessoa. Desenvolveu sua carreira profissional na Caixa Econômica Federal, onde cuidou de programas de habitação popular.
Secretaria Executiva do Orçamento Participativo – Hildevânio de Souza Macedo graduado em Gestão Pública. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDURB) em 2007, assumindo posteriormente a titularidade, onde permaneceu até dezembro de 2009. Desde então, exerce suas atividades profissionais como Coordenador de Projetos da Ong Internacional Concern Universal Brasil. Foi presidente do PT de João Pessoa no período de 2005-2007.
Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres – Maria do Socorro Borges Barbosa é historiadora, enfermeira sanitarista e mestre em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Feminista, assessora dos movimentos de Mulheres, LGBT e Aids. Coordenadora da ONG Amazona atua no Setor de Estudos e Assessoria a Movimentos Populares do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPB.
Secretaria do Meio Ambiente – Edilton Rodrigues Nóbrega tem Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Tecnologia da Construção Civil pela Universidade Federal do Acre, atualmente é Analista Ambiental, sendo Autoridade Julgadora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Foi Secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado da Paraíba no período de 2007-2009.
Secretaria de Ciência e Tecnologia - Marly Lúcio é jornalista, formada pela UFPB, especialista em Redação Jornalística e atualmente cursa MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Responde atualmente pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa. Foi diretora de jornalismo do Governo do Estado da Paraíba.
Secretaria de Gestão Governamental de Articulação Política – Rodrigo Soares é advogado formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde desenvolve Mestrado em Direito Econômico. Foi deputado estadual pelo PT, por dois mandatos. Atualmente é presidente estadual do PT.
Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação – Sérgio de Morais Meira é formado em administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF) é presidente da Associação de Pessoal da CEF e especialista em Marketing e Gestão de Pessoas, sendo vice-presidente administrativo do Botafogo da Paraíba.
Secretaria Adjunta de Juventude, Esportes e Recreação – Oscar Moura Diniz Jr. É formado em Educação Física e servidor de carreira da Prefeitura de João Pessoa. Foi Fundador do Conselho de Educação Física da PB.
Secretaria Adjunta de Comunicação - Rafael Samways é publicitário especialista em Comunicação Empresarial pela PUC-PR. Desempenhou funções de Diretor de Planejamento e Mídia nas principais agências de publicidade da Paraíba. Recebeu prêmios como Criatividade (TV Cabo Branco) e outros a nível nacional. Criou e presidiu o Grupo de Mídia da Paraíba entre os anos de 2004 e 2005. Hoje desempenha a função de Diretor de Marketing da PMJP (SECOM) e é professor especialista em cursos de pós-graduação.
Procon Municipal - Nadja Diógenes Palitot y Palitot é advogada e jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Direito Criminal, com Mestrado em Psicologia Social. Foi presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB-PB, Vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB; membro do Conselho Federal da OAB; Vice-presidente da OAB-PB entre 1995 e 1997. Também foi vereadora de João Pessoa e deputada estadual.
Secretaria Adjunta do Desenvolvimento Social – Joubert Fonseca. Sociólogo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes e líder com Conselho Nacional da Juventude. Atualmente é secretário adjunto da Secretaria.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Desertificação avança na Paraíba e já atinge 93,27% dos municípios


O processo de desertificação se alastra em áreas como a do Compartimento da Borborema. Segundo a Associação de Proteção ao Meio Ambiente, 80% da área territorial de Campina Grande estão totalmente desertificadas
Cidades | Por Hermes de Luna| PORTAL CORREIO
Foto: Padre Djacy
Seca no interior da Paraíba
Dos 223 municípios da Paraíba, 203 já estão sob ameaça de desertificação - 93,27% do total. Em 2009, eram 198 nessa situação (87,78%). O avanço desse processo é agravado com a estiagem prolongada, considerada como uma das piores dos últimos 30 anos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a situação da maioria dos solos no Estado foi classificada, quanto aos riscos de desertificação, como grave (14,76%) ou muito grave (57,06%).

Mais de 72% dos solos agricultáveis na Paraíba foram atingidos pelo estado de desertificação. O Estado é um dos mais atingidos por esse processo, segundo relatório da organização internacional Greenpeace. Mais de 1,7 milhão de pessoas - metade da população paraibana - sofre com os efeitos desse processo. 

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Estado, Marenilson Batista, confirma o avanço da desertificação. Ele disse que mesmo em áreas verdes é possível observar a degradação da vegetação nativa e o aparecimento de areais.

O processo de desertificação se alastra em áreas como a do Compartimento da Borborema. Segundo dados da Associação de Proteção ao Meio Ambiente, 80% da área territorial de Campina Grande estão totalmente desertificadas. 

Estudioso do semiárido, o deputado estadual e professor da UFPB, Francisco de Assis Quintans, alerta que muito se fala sobre seca, que cíclica, mas a desertificação precisa de ações permanentes. "Nada está sendo feito, seja pelos governos do Estado, Federal ou pelos municípios", queixa-se.  

Municípios como o de Santa Luzia (a 178 quilômetros de João Pessoa, no Sertão paraibano) enfrentam exôdo sem precedentes. Apenas 8% dos moradores ainda resistem deixar a zona rural. O município tem uma população de 13.489 habitantes, sendo que apenas 1.240 não residem na cidade. Há mais de três dias a cidade não tem água nas torneiras.

Patos (a 294 quilômetros da Capital, no Sertão) enfrenta a seca, temperaturas acima dos 30 graus centígrados ao dia e umidade relativa do ar entre 11% e 16%, comparada as registradas no deserto do Saara, na África. 

Na região do Cariri, a falta de chuvas provoca colapso no abastecimento de água. Na cidade de Cabaceiras (localizado na microrregião do Cariri Oriental,a 180 km de João Pessoa) falta água há mais de meses. O município, que ficou famoso no país por servir de cenário para o filme o 'Auto da Compadecida', fica a cerca de 300 metros acima do nível do mar, na área mais baixa do Planalto da Borborema. Tem um população estimada em 5.035 habitantes, segundo censo do IBGE em 2010. Deste total, 2.217 habitantes estão na zona urbana e 2.818 na zona rural. 

Um relatório do Greenpeace, em 2009, já destacava que, na Paraíba, a bacia hidrográfica do rio Taperoá (Cariri paraibano) apresentava um processo significativo de desertificação e o município de Cabaceiras apresentava áreas comprometidas. “Há uma perda da biodiversidade. Em função da severidade climática e do desmatamento para uso agropecuário, vem aumentando a área de caatinga baixa e rala na região”, alertava o relatório. 

Para o secretário Maerinlson Batista, o trabalho de recuperação dessas áreas é lento e precisa ser trabalhado a partir de agora, com plantação de vegetação resistente ao clima quente e seco. Segundo ele, o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e Seridó (Procase), que vai permitir o financiamento dos projetos de famílias de agricultores e cooperativas, ajudará nesse trabalho. Em convênio com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Procase prevê investimentos de R$ 100 milhões. 

O Procase irá convergir com outros programas desenvolvidos pelo Estado para convivência com a estiagem, como distribuição de ração, raquetes de palma, cisternas, poços, além dos investimentos de R$ 220 milhões em adutoras no Estado. 

O ambientalista Roberto Almeida observou que a caatinga (bioma do semiárido) paraibana vem sendo agredida nos últimos 50 anos, devido ao tráfico de lenha. O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Ignacio Hernan Salcedo, alerta que o desmatamento está associado ao consumo de lenha (70% de consumo doméstico e 30% de consumo industrial) no semiárido Paraibano.

Apenas terras indígenas e unidades de conservação federal e estaduais, que ocupam 82,9 mil hectares, são protegidas por lei contra o desmatamento. A área corresponde a 1,42% do território paraibano. 

A seca e a desertificação impõe o sacrifício do rebanho bovino. "Uma parte do rebanho foi vendida e outra parte está morrendo por conta da seca", diz o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), Mário Borba. A Paraíba tinha, segundo o IBGE, 1 milhão e 354 mil cabeças de gado em 2011. Pelos cálculos da Faepa, no final de 2012 esse número cairá para 950 mil.

Homem tenta entrar em presídio da PB com bateria dentro de biscoito


Homem de 49 anos foi detido em flagrante no domingo (16) na capital. 
Bateria de celular seria entregue para uma das detentas da penitenciária.

Do G1 PB
Homem tentou entrar em presídio da Paraíba com bateria escondida em sorda (Foto: Divulgação)Falgrante foi feito durante o dia de visitas (Foto: Divulgação)
Uma bateria de celular foi apreendida, no domingo (16), na Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa. De acordo com a direção do presídio, a bateria estava escondida dentro de uma bolacha conhecida como sorda.
Segundo a direção, o flagrante foi feito quando o companheiro foi ao presídio no dia de visitas para entregar o pacote com sorda. Os agentes penitenciários suspeitaram do homem de 49 anos e encontraram dentro das bolachas uma bateria de celular.

O objeto seria entregue para uma mulher de 52 anos que foi presa por suspeita de tráfico de entorpecentes. O homem foi encaminhado para uma delegacia da capital para prestar esclarecimentos.

Shaolin tem avanço no nível de consciência e passa a dar risada com filmes engraçados


Humorista continua com tratamento diário em casa e se recupera bem.

O humorista Shaolin passou a dar risada com cenas de filmes e histórias engraçadas. A informação foi dada ao R7 pela mulher dele, Laudiceia Veloso. Ela informou que ele teve um pequeno avanço no nível de consciência e que a equipe médica considerou a melhora extremamente positiva.
— Eu acredito que ele entenda o que nós falamos, porque ri, chora, emociona-se e mantém atenção às coisas. Apesar de ainda não ter desenvolvido a fala e os movimentos, estamos muito felizes e esperançosos com a melhora dele. Quem sabe não temos, em breve, uma excelente notícia.
Shaolin se recupera em casa de um acidente que sofreu em janeiro de 2011, em Campina Grande, na Paraíba. Ele continua com o tratamento com fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Laudiceia disse que no último dia 19 de junho a família recebeu uma grande visita. A cantora Joelma foi até a residência ver o humorista e ele demonstrou a ter reconhecido.
— Ele ficou muito feliz e percebemos que ele a reconheceu. Ele riu muito. Ela também notou a melhora dele. Tirando a traqueostomia, o rosto dele voltou a ser o mesmo. Dizemos que o Shaolin já está com cara de Shaolin.
A mulher do humorista contou que nos períodos após o acidente ele perdeu muito peso, mas que agora voltou ao normal. Shaolin gosta de assistir a DVDs do Chico Anysio e faz seis refeições por dia, ainda com sonda. Laudiceia afirma que as mensagens que os fãs enviam ajudam a família.
— Sempre recebemos muitas mensagens de carinho e sempre agradecemos. Somos muito gratos a essa atenção. Não temos dúvidas de que o Shaolin um dia volte a trabalhar e a alegrar o público dele. Não tinha noção do quanto ele era amado.
O acidente
Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, ficou gravemente ferido no acidente na BR-230, na região de Mutirão, em Campina Grande (PB). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o comediante dirigia no sentido São José da Mata da rodovia quando um caminhão, que vinha na faixa oposta, invadiu a contramão e bateu contra o veículo do artista.
Desde o acidente, já foram ouvidos policiais rodoviários federais; médicos do Samu, que prestaram os primeiros atendimentos ao humorista e pessoas da comunidade local, que presenciaram o ocorrido. O motorista envolvido no acidente, Jobson Clemente Benício, de 23 anos, responde processo por lesão corporal e omissão de socorro, por ter fugido do local do acidente.
R7

domingo, 16 de dezembro de 2012

Prefeitos eleitos devem cortar comissionados para tentar equilibrar finanças nos municípios da PB

Via Focando a Notícia


O mês de dezembro deverá ser o último mês de trabalho para a maioria dos servidores comissionados nos 223 municípios paraibanos. A grande maioria deverá ser demitida após mudança de gestão – com a chegada dos prefeitos eleitos – que acontece a partir do dia primeiro de janeiro de 2013.
Em campina Grande, por exemplo, o prefeito eleito Romero Rodrigues (PSDB) já anunciou que vai cortar em pelo menos 50% o número de servidores comissionados da prefeitura. Segundo Romero, os cortes vão ocorrer onde houver excesso de funcionários. “A folha de pessoal está em torno de R$ 1 milhão por mês”, declarou. Essa foi a primeira medida anunciada pelo gestor, que assume a prefeitura em janeiro de 2013.
Já em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) afirmou que não vai demitir os prestadores de serviços. De acordo com Cartaxo, há funções que não podem parar. Para solucionar o problema, o gestor declarou que vai realizar concursos públicos na prefeitura da capital.
Em Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), também anunciou algumas medidas que serão adotadas no começo de gestão para ajustar a máquina administrativa. Ele disse que vai extinguir os cargos de secretário adjunto na prefeitura e reduzir gastos em festas na cidade.
Na grande João Pessoa, o prefeito eleito de Santa Rita, Reginaldo Pereira, disse que a solução para diminuição das despesas será eliminar duas ou três secretarias. Atualmente o município conta com 12 pastas.
Fonte: PolíticaPB

Baixem: CD da Banda Bem Bolado em Belém-PB


Banda Bem Bolado em Belém-PB, dia 13-12-2012

Créditos: Zezinho GravaçõesAurelio Pan Gravações e Leocrécio CDs ÁudioCapture

Sonorização: Barrão Som

Qualidade: Excelente! Pra Paredão. Confiram Galera!!!


Baixem: CD da Banda Forró da Moda em Belém-PB

Forró da Moda em Belém-PB, dia 12.12.2012

Faixas: 32

Qualidade: Ótima

Créditos: .:: Zezinho Gravações ::. Aurelio Pan Gravações e Leocrécio CDs ÁudioCapture.

OBS: Quem gosta de seresta, tem músicas muito boas nas últimas faixas do CD.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Hospital de Emergência e Trauma na capital sofre de superlotação e CRM encaminha relatório para MPPB


Em uma das salas que a capacidade máxima era de 5 pessoas, estavam sendo atendidas cerca de 50.


FONTE: DA REDAÇÃO COM JP ONLINE
Durante a manhã da última quinta-feira (13), o Hospital de Emergência Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi alvo de uma inspeção rigorosa realizada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). No relatório elaborado pelo órgão, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual, os coordenadores apontam que a unidade de saúde sofre de superlotação. Eurípedes Mendonça, diretor de fiscalização do CRM-PB informou que na área onde é feito o primeiro atendimento aos casos mais graves, a capacidade máxima do ambiente deve ser de cinco pessoas em atendimentos, porém ontem havia 50 pacientes nas macas.
“Como não houve nenhuma cirurgia pela manhã, a sala deveria estar vazia, pois, após passar o efeito da anestesia, o paciente deve voltar para a enfermaria. Mas, pelo jeito, outros pacientes foram acomodados no leito daqueles que se submeteram à cirurgia e estes não tiveram como voltar para as enfermarias”, declarou Eurípedes.
O relatório será encaminhado ao MPPB que deverá se posicionar em breve sobre o caso.