quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vídeo de TCC de aluno da UFCG faz referências pop e vira sucesso na PB


Vídeo faz referências a Bob Dylan, Michael Jackson e Queen, entre outros.
Fernando Ventura conta como foi a produção do clipe.

Fernando faz referência a Bob Dylan logo no início do vídeo (Foto: Reprodução/Youtube)Fernando faz referência a Bob Dylan logo no início
do vídeo (Foto: Reprodução/Youtube)
O estudante de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande, Fernando Ventura, de 27 anos, ficou assustado nesta quarta-feira (4) após ver a repercussão local que teve o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) quando foi disponibilizado na internet. Fernando é o autor do clipe “Miss Me”, que faz referência a 25 vídeos de artistas do mundo pop e já é considerado por muitos um dos clipes mais legais do ano.
O vídeo já teve mais de 4 mil visualizações e mais de 600 marcações de 'gostei' em menos de 17 horas de publicado no Youtube.

“Acho que é muito estranho estar inserido dentro de algo que aparentemente se tornou viral. É muito difícil saber qual a dimensão disso. Para quem está fora, é muito fácil, mas de dentro é bem pior”, disse o estudante. “Eu postei isso à meia-noite e já teve toda essa repercussão. É um grande absurdo, não tenho a mínima noção do que está acontecendo. Agora minha vida continua, vou pagar uma conta agora, mais tarde vou comprar pão na padaria”.

A produção foi responsável por conseguir uma licença junto à Prefeitura de Campina Grande para interditar a Avenida Maciel Pinheiro, uma das principais vias do Centro da cidade, das 7h às 19h, período de gravação do vídeo. O clipe foi todo feito em plano sequência, ou seja, sem interrupção da gravação. Por causa disso, foram feitos cerca de 25 takes e apenas o último foi utilizado. “Se qualquer coisa desse errado, tinhamos que voltar para o início. Só deixamos para ensaiar no dia e quando começamos a gravar já era noite. A intenção era que o clipe fosse feito durante o dia, mas depois vimos que à noite saiu bem melhor, tinha o charme das luzes da rua”, admitiu.
Ao longo do vídeo, é possível encontrar referências a artistas como Bob Dylan, logo no início, Fatboy Slim, Michael Jackson, OK Go, A-Ha, Beyoncé, Nirvana, Queen e White Stripes. Ao todo, são 25.
Vídeo faz referência a Michael Jackson no clipe de Thriller (Foto: Reprodução/Youtube)
Vídeo faz referência a Michael Jackson no clipe
de Thriller (Foto: Reprodução/Youtube)
O clipe faz parte de uma produção de arte integrada, que abrange um EP (disco que tem até seis faixas) com três músicas e um clipe. A banda foi chamada Grandphone Vancouver, uma vez que ele não queria chamar atenção para si mesmo, e o EP foi intitulado 'When The Echo Returns'. A intenção de Fernando era apenas se lançar no ramo da direção musical e videográfica, mas ele considera que a situação fugiu ao seu controle.
Fernando contou que a música é autoral e que teve ajuda da Cozinha de Produção para fazer o clipe. O investimento foi de aproximadamente R$ 1.500, levando em conta o disco e o vídeo. “Tivemos a participação formal de 60 a 70 pessoas, mas informalmente esse número passa de 100”, calculou o estudante.

“O que eu queria era me dar ao luxo de dominar a minha carreira, fazendo clipes e videoclipes. Eu não queria fazer shows, não tenho ninguém para tocar comigo. Mas agora isso se tornou necessário, isso é grandioso demais para mim”, revelou.

Fernando, que é de Campo Formoso, cidade do interior da Bahia, e foi para Campina Grande apenas para cursar Arte e Mídia, prevê que sua formatura aconteça 40 dias após o término da greve dos professores da UFCG, mas ele não considera que isso vai atrapalhar seus planos. “Esse projeto, naturalmente, iria extrapolar o universo da academia. Isso só impede a minha formação e eu não gosto da linha acadêmica. Sou muito anti-burocrático. Só queria apresentar o projeto e que ele ganhasse vida extra-faculdade”, disse.

Krystine CarneiroDo G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário