sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Iluminação de Natal da Capital é inaugurada na Lagoa nesta sexta

A nova iluminação natalina de João Pessoa será inaugurada pelo prefeito da Capital, Luciano Agra, nesta sexta-feira (09), às 18 horas, no Parque Sólon de Lucena. As peças que compõem a nova iluminação aliam beleza, economia e modernidade, além da preservação do meio ambiente, com o uso de lâmpadas leds e garrafas pet. As luminárias instaladas no alto das palmeiras que rodeiam a lagoa e as esferas que flutuam nas suas águas, junto com a fonte tornam a Lagoa, o mais famoso ponto turístico da cidade, num perfeito cenário de natal.

Após a inauguração os pessoenses terão um motivo a mais para passear no centro da Capital. Quem olha não imagina que as estrelas instaladas no alto das palmeiras sejam produzidas com garrafas pet. Na água, além da fonte iluminada e com sonorização, grandes esferas transparentes e com leds coloridos flutuarão as suas margens durante todo o mês de dezembro. As copas das árvores do contorno do parque também têm seu espaço, realçadas com jogos de luzes compondo o cenário do centro da Capital.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, a proposta dos criadores foi utilizar elementos decorativos com formas geométricas básicas como esferas e cilindros, compondo estrelas, guirlandas, cometas, árvores, explorando os efeitos de transparências, reflexos, brilhos e cores. Os materiais utilizados foram o acrílico transparente, chapa de aço pintadas de branco, micro lâmpadas de leds nas cores branca, azul e vermelho, além de garrafas pet. "O que nos atraiu foi à proposta de aliar a beleza das luzes na época de Natal ao baixo consumo de energia com o uso das leds de baixa potência, além do uso de garrafas pet em vários elementos, mostrando que se pode aliar beleza, economia”, argumenta.

Centro e orla - As luzes e cores chegam também a Praça Rio Branco e o Ponto de Cem Réis, decorados com guirlandas nas copas das árvores, além de estruturas luminosas instaladas em diferentes pontos. A partir da Avenida Getúlio Vargas, guirlandas pendentes, feitas em pequenas esferas de acrílico brilhantes e luzes ornamentam as árvores centrais.

As três avenidas que compõem os eixos de ligação do centro com a orla marítima - Epitácio Pessoa, Beira Rio e Rui Carneiro receberam estruturas luminosas de diferentes cores e formas. No busto do Almirante Tamandaré uma árvore de 20 metros ilumina e torna ainda mais bela o marco que divide as praias de Tambaú e Cabo Branco. A decoração na orla foi instalada no trecho que dá acesso a avenida Beira Rio até o Largo da Gameleira, em Tambaú. Esferas de acrílico transparentes iluminam também toda extensão da avenida Pedro II, passando no acesso central a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mais luzes - Para compor a iluminação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, também instalou mais 15 árvores de Natal em pontos estratégicos da cidade, com objetivo de ressaltar a beleza da cidade e resgatar o espírito natalino. Os bairros contemplados foram: Valentina, Bairros dos Ipês; Torre (Praça São Gonçalo); Cruz das Armas; Alto do Mateus; Bancários (Praça da Paz); Mangabeira (Hilton Souto e Praça Coqueiral); Valentina Figueiredo (rotatória); Geisel (rotatória); Colinas do Sul; Cidade Verde; avenida Airton Senna; Alto do Mateus; Funcionários; Penha; Torre (Praça Tiradentes) e Jaguaribe (Mercado Público).

Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário