segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Neymar está fora da disputa do prêmio Bola de Ouro



O sonho de Neymar de ser eleito o melhor jogador do mundo jogando por um clube brasileiro se encerrou nesta segunda-feira. A Fifa e a revista francesa "France Football" anunciaram os três finalistas ao prêmio da Bola de Ouro de melhor jogador do planeta. Sem grandes surpresas, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo vão para a disputa final com o meia Xavi, do Barcelona.

Pelo segundo ano consecutivo, Messi e Xavi ficam entre os três finalistas. A diferença em relação ao ano passado é a presença do craque do Real Madrid no lugar de Iniesta, segundo colocado em 2010, ano em que Messi ganhou e Xavi ficou em terceiro.

Melhor do mundo em 2009 e 2010, o craque argentino, aliás, pode ser o primeiro jogador eleito três vezes o melhor do planeta desde que a Fifa iniciou o prêmio em 1990. Com a unificação dos troféus da Fifa e da "France Football", Messi pode igualar o feito de Michel Platini. O francês hoje presidente da Uefa foi tricampeão da Bola de Ouro em 1983-84-85.

O prêmio de melhor jogador do mundo será entregue no dia 9 de janeiro, em cerimônia em Zurique.

- É uma grande notícia para mim ser finalista novamente da Bola de Ouro. Gostaria de agradecer a todos que votaram. Nos vemos no dia (da divulgação do prêmio) - disse Messi.

Se ficou de fora do prêmio principal, o Brasil tem dois representantes entre os finalistas de outras categorias. Neymar pode não concorrer ao prêmio de melhor do planeta, mas o seu gol marcado no Campeonato Brasileiro na partida entre Santos e Flamengo (5 a 4 para o time rubro-negro) está entre os três finalistas do Prêmio Puskas de gol mais bonito da temporada.

Neymar vai concorrer com o gol de Messi marcado contra o Arsenal pela Liga dos Campeões e um golaço de bicicleta marcado por Wayne Rooney contra o Manchester City pelo Campeonato Inglês. (Veja no fim do post os três gols finalistas)

A outra representante brasileira é Marta. A jogadora é uma das finalistas ao prêmio de melhor do mundo no futebol feminino. Ela vai concorrer com a japonesa Homare Sawa, capitão da seleção campeã do mundo neste ano, e a americana Abby Wambach, uma das principais jogadoras da equipe vice-campeã mundial. Se vencer, Marta conquistará pelo sexto ano consecutivo o prêmio da Fifa.

Entre os treinadores, José Mourinho (Real Madrid), Pep Guardiola (Barcelona) e Alex Ferguson (Manchester United) são os finalistas.

O Globo 
Com Mais PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário