quarta-feira, 5 de setembro de 2012

GUIA ELEITORAL: apoio de Cássio a Cícero Lucena gera reações; união com RC em 2010 foi determinante para vitória do socialismo

GUIA ELEITORAL: apoio de Cássio a Cícero Lucena gera reações; união com RC em 2010 foi determinante para vitória do socialismo
A decisão do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) de gravar participação no Guia Eleitoral do candidato tucano a prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, causou desagrado à postulante do PSB, Estelizabel Bezerra. Embora a atitude tenha sido coerente do ponto de vista partidário, Estela reagiu com veemência, dizendo que foi "uma lástima" o comportamento do senador e advertindo que isto terá consequências na aliança pessoal firmada por Cunha Lima com o esquema do governador Ricardo Coutinho. Estelizabel, que na largada para o páreo chegou a ser visitada por Cássio, a quem apresentou propostas para uma eventual gestão na capital, tinha a expectativa de que o senador se engajasse ao seu palanque ou, então, adotasse posição de neutralidade no confronto no maior colégio eleitoral do Estado. A posição da candidata não é unânime nas hostes socialistas. O presidente do diretório municipal, Ronaldo Barbosa, considerou natural a postura de Cunha Lima.    

Na sua intervenção, programada para aparecer nos programas de rádio e TV e em inserções televisivas, Cássio Cunha Lima afirma que pela sua experiência e dedicação à cidade de João Pessoa, Cícero merece voltar ao cargo, que ocupou por duas vezes. Ressaltou que Lucena é um gestor preparado e capacitado para dirigir os rumos da capital com vistas ao futuro e mencionou laços de amizade e afinidade com ele, destacando a relação afetiva que Ronaldo Cunha Lima possuía com Cícero, tanto que o escolheu para vice na campanha ao governo estadual em 90, contra Wilson Braga. Cássio prontificou-se, igualmente, a auxiliar Lucena nos projetos que pretende implantar em João Pessoa, caso seja eleito este ano. Coincidindo com a estreia de Cássio no Guia da capital, o ex-governador José Maranhão, candidato do PMDB, fez críticas a Cícero Lucena, insinuando que vai combater atos de corrupção caso chegue a assumir a prefeitura. Até então, Maranhão vinha mantendo relação cordial com Cícero, mas o seu sobrinho, Benjamin, fizera ataques sutis ao tucano. Deputado federal licenciado e coordenador da campanha do tio, Benjamin teria agido dessa forma para tentar diferenciar os dois candidatos, que, de acordo com pesquisas, polarizam as preferências do eleitorado pessoense.    

A participação de Cássio no Guia de Cícero simbolizou, para alguns ciceristas, uma reaproximação entre ambos. Os dois senadores ficaram com o relacionamento estremecido quando, na campanha de 2010 ao governo, Cássio aconselhou Cícero a se testar como candidato, mas surpreendeu a todos declarando apoio à candidatura de Ricardo Coutinho. Justificou, na oportunidade, que se tratava de uma estratégia para derrotar nas urnas o ex-governador José Maranhão, que havia assumido o Executivo em 2009 por decisão judicial diante da cassação do mandato de Cássio pelo Tribunal Superior Eleitoral. A aposta de Cássio em Ricardo foi decisiva para que Coutinho, finalmente, derrotasse Maranhão nas urnas. Cícero evitou passar recibo de desconforto e chegou a se empenhar para que Cássio fosse investido no mandato de senador, que era, então, ocupado por Wilson Santiago, devido a uma interpretação equivocada do Supremo Tribunal sobre a aplicação da Lei Ficha Limpa. A polêmica, agora, nos meios políticos, é sobre a influência que a estreia de Cássio no Guia terá com vistas a reforçar a campanha de Cícero Lucena.

 
LANA CAPRINA  
Com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário