sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PMJP define atrações do Réveillon na orla da Capital

PMJP define atrações do Réveillon na orla da Capital
 A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Funjope (Fundação Cultural da Capital), definiu agora há pouco as seguintes atrações para abrilhantar a festa de Rèveillon e passagem de Ano Novo no próximo dia 31 de dezembro, quando também passa a responder pelo comando do Poder Executivo da cidade o novo prefeito Luciano Cartaxo (PT), sucessor eleito do atual mandatário, Luciano Agra (ex-PSB, sem partido):

Capim Cubano, Paralamas do Sucesso e o Maestro Forró com a Orquestra de Frevos da Bomba do Hemetério.


Coluna de Giovanni Meireles

PB Agora

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dilma negociará com governadores veto parcial à projeto que reduz royalties do Rio

BRASÍLIA O governo deve procurar até sexta-feira os principais governadores envolvidos na discussão dos royalties para explicar como será feito o veto parcial ao projeto aprovado pelo Congresso e pedir compreensão. Ainda que reconheça como legítima a dificuldade de os aliados apoiarem publicamente a medida, devido aos interesses regionais, a ideia é evitar que haja uma grita generalizada. Até o momento, a opção do governo é buscar um meio termo que preserve os recursos que os estados produtores já recebem e, ao mesmo tempo, assegure que o valor adicional de royalties seja distribuído entre todos os estados.



A tendência é que na sexta-feira o governo anuncie o veto ao artigo que trata da redistribuição de recursos das áreas já licitadas e, ao mesmo tempo, edite uma medida provisória para sacramentar que a nova regra de distribuição valerá para áreas concedidas desde que haja incremento na produção. Ou seja, tanto o Rio e os municípios produtores devem preservar como piso o valor que hoje recebem, mas, caso a produção aumente, essa diferença será rateada de acordo com a nova regra e não pelo critério atual. Uma ideia do governo é incluir na Medida Provisória as fórmulas que vinham sendo usadas no relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) para a redistribuição dos royalties no projeto que não chegou a ser votado na Câmara.
Para os governadores do Rio, Sérgio Cabral; e do Espírito Santo, Renato Casagrande, o governo pretende ressaltar que a manutenção dos valores atuais é o máximo que poderia ser feito sem abrir uma guerra com os demais estados e o Congresso Nacional. Também devem ser procurados os governadores Jaques Wagner (Bahia), Eduardo Campos (Pernambuco) e Cid Gomes (Ceará), que estão entre os principais aliados da presidente Dilma Rousseff e entre os maiores defensores das novas regras. Emissários do governo devem expor a eles a preocupação com a situação financeira dos estados produtores e pedir que compreendam a medida como a melhor possível, já que redistribui recursos até de contratos já firmados.
Incorporando o papel de "bombeiro" na crise entre os estados, a presidente Dilma Rousseff preferiu não fazer qualquer comentário sobre a passeata de ontem no Centro do Rio em defesa do veto ao projeto de redistribuição dos royalties. Ainda que integrantes do governo considerem que o governador Sérgio Cabral está incendiando um debate no qual não ter armas para sair vencedor, a presidente não pretende piorar ainda mais a situação, dando declarações a respeito. O governo federal sabe que qualquer decisão - seja pelo veto, seja pela sanção integral - provocará reações de um lado ou de outro. Por isso, a opção por um meio-termo que não abra uma crise insuperável com qualquer estado aliado.
Dilma defende 'uso responsável'
A presidente Dilma também quer que todo o dinheiro dos royalties seja destinado à educação. A estratégia é incluir uma emenda no Plano Nacional de Educação, que está em discussão no Senado, apontando os royalties como uma das fontes de financiamento do programa, que prevê a destinação de 10% do PIB para a educação.
Na coluna semanal "Conversa com a Presidente", distribuída pela Presidência da República a jornais de todo o país, a presidente Dilma Rousseff defendeu a utilização "responsável" dos royalties. Sem entrar no mérito da disputa entre estados produtores e não produtores, Dilma respondeu de forma genérica à pergunta da paulista Raianne Justus Bezerra de Almeida, de 31 anos, engenheira de Lençóis Paulista, sobre a produção no pré-sal:
"Usando de forma responsável os recursos dos royalties teremos um passaporte para transformar o Brasil em um país muito mais desenvolvido e com mais oportunidades para toda a população", disse a presidente.
Por Paulo Celso Pereira - Agência O Globo

domingo, 25 de novembro de 2012

MARANHÃO OU SANTIAGO: PMDB decide amanhã quem vai comandar os rumos do partido na Paraíba

MARANHÃO OU SANTIAGO: PMDB decide amanhã quem vai comandar os rumos do partido na Paraíba
MARANHÃO OU SANTIAGO: PMDB decide amanhã quem vai comandar os rumos do partido na Paraíba 

Será nesta segunda-feira (26) que o PMDB da Paraíba vai decidir quem encabeçará a chapa única que vai presidir no próximo ano os rumos da legenda no Estado. A escolha está entre o ex-governador José Maranhão e o ex-senador Wilson Santiago que brigam nos bastidores pelo apoio dos demais filiados.

Segundo o presidente nacional do partido, senador Vaudir Raupp, nesta segunda-feira também serão anunciados os nomes dos integrantes da chapa única, que serão escolhidos através de uma triagem das duas chapas. “As duas chapas vão formar uma única chapa de consenso e o nome que encabeçará essa chapa de consenso será escolhido posteriormente”, destacou.

Sobre a preferência entre o nome de José Maranhão e o nome de Wilson Santiago, Raupp asseverou: “Já tivemos o consenso na formação da chapa e nesta segunda vamos discutir o consenso em torno do nome que comandará o partido”, completou.


PB Agora 

PMJP promove seminário de educação e reúne 53 municípios paraibanos nesta segunda

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), promove o VI Seminário de Educação Inclusiva: Direito à adversidade, voltado aos gestores e educadores da rede municipal da Paraíba. O evento começa nesta segunda-feira (26) e segue até sexta-feira (30), na Associação dos Plantadores de Cana (Asplan), no Centro da Capital.

O evento coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) terá a participação de representantes do setor de 53 municípios paraibanos.

A programação oferece desde palestras e debates de educadores que lidam com a temática e que irão socializar suas experiências educacionais e estratégias de enfretamento para garantir a presença desses alunos nas escolas regulares, até trabalhos e seminários em equipe.

O secretário de educação e cultura assegura que o seminário é uma grande oportunidade, mas é apenas o ponta pé inicial.

“É necessário, que esses gestores e educadores resignificassem suas idéias, atitudes e prática das relações sociais, tanto no âmbito político-administrativo, quanto no didático-pedagógico, no interior de suas escolas de origem, ao focalizarem esses alunos como sujeitos de direito e foco de toda ação educacional especializada”, concluiu Luíz Sousa Júnior.

Já coordenadora da educação especial da Sedec, Sandra Verônica, que desde 2003 está à frente do programa no Pólo de João Pessoa, esclarece que o alvo desse seminário é disseminar a política nacional de educação, na perspectiva da educação inclusiva.

“A idéia é que os participantes, após este processo formativo, possam se instrumentalizar para garantir uma organização escolar que favoreça a cada aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação o direito de acesso e permanência na rede de ensino de sua cidade de origem”.

Educação Especial – A PMJP por meio da Secretaria de Educação realiza um trabalho voltado para este público alvo, nas 95 escolas e 43 Centros de Referência em educação Infantil (Creis).

Atualmente na rede municipal de ensino existem 650 estudantes da educação especial matriculados e que tem a sua disposição, além do atendimento educacional especializado, vale transporte para aquele familiar levá-lo para atendimento psicopedagógico nas instituições conveniadas.

Programação

Segunda-feira (26/11)

8h - Credenciamento.

9h - Abertura, Execução do hino nacional e mensagem dos componentes da mesa.

9h30 - Coffee Break.

10h - Palestra: Política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. Ministrante: Profª Denise Oliveira Alves.

12h - Almoço.

13h30 - Palestra: Direitos das pessoas com deficiência. Ministrante: Profª Denise Oliveira Alves.

15h45 - Intervalo.

16h - Debate.

18h - Conclusão das Atividades.

· Terça- feira (27/11)

8h - Palestra: Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vera Lúcia Val Pimentel.

9h45 - Intervalo.

10h - Trabalhos em grupo.

11h - Apresentação das atividades.

12h - Almoço.

13h30 - Palestra: Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vera Lúcia Val Pimentel.

15h45 - Intervalo.

16h - Debate.

18h - Conclusão das atividades.

· Quarta-feira (28/11)

8h - Palestra: Autismo/Inclusão escolar e Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Eliane Rodrigues Araújo.

9h45 - Intervalo.

10h - Trabalhos em grupo.

11h - Apresentação das atividades.

12h - Almoço.

13h30 - Palestra: Transtornos globais do desenvolvimento/Inclusão escolar e Atendimento educacional. Ministrante: Profª Eliane Rodrigues Araújo.

15h45 - Intervalo.

16h - Debate.

18h - Conclusão das atividades.

· Quinta-feira (29/11)

8h - Palestra: Altas habilidades / Superdotação. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Drª Soraia Napoleão de Freitas.

9h45 - Intervalo.

10h - Continuação da palestra.

12h - Almoço.

13h30-Palestra: Altas habilidades /Superdotação. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Drª Soraia Napoleão de Freitas.

15h45 - Intervalo.

16h - Debate.

18h - Conclusão das atividades.

· Sexta-feira (30/11)

8h - Palestra: O aluno com surdez e inclusão escolar. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vilma Gomes Sampaio.

9h45 - Intervalo.

10h - Continuação da palestra.

12h - Almoço.

13h30 - Palestra: O aluno com deficiência visual e inclusão escolar. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vilma Gomes Sampaio.

16h – Coffee Break e encerramento.


Secom-JP

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Prorrogadas as inscrições do concurso do Detran-PB


O órgão está ofertando 108 vagas e os candidatos têm até o dia 6 de janeiro para realizar a inscrição

FONTE: DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA
Do g1 pb
Os interessados em conquistar uma vaga no Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB) vão ter um maior prazo de inscrição. Para concorrer a uma das 108 vagas oferecidas pelo órgão, o candidato poderá se inscrever até o dia 6 de janeiro de 2013 através do site da funcab.
As inscrições devem ser feitas até 6 de janeiro de 2013 pelo site www.funcab.org.
Vagas
Nível médio
Número de vagas: 90
Cargos: Agente de trânsito e agente de vistoria.
Salário: Base inicial de R$ 978,50.

Nível superior
Número de vagas: 18
Cargos: Advogado e analista de sistemas.
Salário: base inicial de R$ 1.957.
Provas
As provas serão aplicadas nos municípios de Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa. Já a prova prática para o cargo de agente de vistoria será aplicada apenas no município de João Pessoa. De acordo com o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 3 de fevereiro de 2013. A prova prática para agente de vistoria está prevista para acontecer no dia 9 e/ou 10 de março.
O resultado final para os cargos de nível superior acontece no dia 30 de abril. O posto de atendimento no Lyceu Paraibano no Centro de João Pessoa funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

GAFE: RC passa por saia justa durante posse do ministro Joaquim Barbosa em Brasília

 GAFE: RC passa por saia justa durante posse do ministro Joaquim Barbosa em Brasília
 Informações que chegaram à redação do PB Agora dão conta de que ontem (22), durante a posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF em Brasília, estavam presentes 4 governadores incluindo o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) e da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB), mas, apenas 3 governadores foram citados pela locução do cerimonial, ficando o governador paraibano de fora. Esse fato provocou um descontentamento de Ricardo Coutinho. Acredita-se que a gafe foi um erro da assessoria do STF.

De imediato, após o ocorrido a notícia tomou conta das redações dos sistemas de comunicação paraibanos. Até agora o governador não se pronunciou sobre a saia justa, mas por conta de seu temperamento forte acredita-se que ele ficou bastante chateado e inclusive teria externado sua insatisfação com auxiliares e assessoria do STF.



PB Agora

SOLÂNEA-PB. Diretor de cadeia pública "linha dura" é executado com disparos de arma de fogo.


Ele era linha dura.” Essa frase foi dita por várias pessoas que conheciam o trabalho do diretor da cadeia pública de Solânea, executado a tiros na noite desta quinta-feira (22). Jairo Neves dos santos tinha 61 anos de idade e há mais de 10 anos trabalhava na cadeia pública de Solânea, cidade localizada no brejo da Paraíba, há cerca de 130 km de João Pessoa-PB.

Colecionador de ameaças e inimigos o profissional que prestava serviço à secretaria penitenciária do estado da Paraíba, estava conversando com um vizinho que mora há pouco mais de 100m da sua residência, na Rua Padre Pinto, quando foi surpreendido pela presença de uma dupla em uma moto que, usando capuz efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima. “Nós estávamos conversando e os caras se aproximaram. Não houve discussão, eles não disseram nada, apenas chegaram e “meteram” bala. Não deu nem para Jairo reagir.” Narrou a testemunha.

Local onde a vítima foi alvejada
Jairo foi levado para o hospital por uma guarnição da Polícia Militar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Policiais civis, coordenados pelo delegado do Grupo Tático Especial, Dr. Ricardo Sena, e Militares, comandados pelo Ten. Cel. Valério, diligenciaram na tentativa de identificar, localizar e prender os acusados, mas até o início da manhã desta sexta-feira, não se tinha nenhuma informação precisa quanto o paradeiro da dupla criminosa.

Dr. Ricardo Sena revelou que já há informações que possam ajudar na identificação dos assassinos, mas se limitou em comenta-las.  Acrescentou que a principal linha de investigação deve partir da forma rígida como o diretor desempenhava sua atividade.  Seu posicionamento linha dura seria motivo para vários desafetos.

Capsula encontrada no local do crime

O Ten. Cel. Valério ressaltou que o trabalho da polícia militar será incansável na busca por informações que os levem até os homicidas. O comandante do 4º BPM-PB descartou que a ação faça parte da estatística de crimes crescentes contra profissionais da área de segurança que ocorre em alguns estados do país.

Por Júnior Campos

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa toma posse no Supremo com presença de Dilma e celebridades


Publicado Por: Alessandra Jarussi - JP online
Joaquim Barbosa toma posse no Supremo com presença de Dilma e celebridades
Foto: Agência EFE

José Maria Trindade
Podcast
Embed:
      

O ministro Joaquim Barbosa tomou posse na tarde desta quinta-feira como presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele é o primeiro negro a assumir a Suprema Corte brasileira. O cerimonial começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo bandolinista Hamilton de Holanda.

A presidente Dilma esteve presente e foi recebida pelo próprio Joaquim Barbosa. Também assistiram ao cerimonial celebridades como o cantor Djavan, que ressaltou a importância de um presidente negro no Supremo, e o ator Milton Gonçalves - ele comemorou e lembrou que Barbosa chegou ao cargo por “mérito”.

A sessão foi presidida por Celso de Mello, decano dos ministros do STF. Em plenário, ex-ministros do Supremo ocuparam a primeira fileira, à esquerda da cadeira do presidente, como Cesar Peluzo, Ellen Gracie, Nelson Jobim, Sepúlveda Pertence, Ilmar Galvão, Almir Passarinho e Ayres Britto.

Ricardo Lewandowski assumiu como vice-presidente do Supremo. As informações são do repórterJovem Pan José Maria Trindade, direto de Brasília.

Samsung Galaxy S4 pode ser lançado em fevereiro de 2013



Samsung Galaxy S4 pode ser lançado em fevereiro de 2013
Foto: Reprodução
O Galaxy S4 terá um display Super Amoled FullHD
Rumores sobre o novo Galaxy S4 já circulam na Internet. O mais recente deles indica que o novo top de linha Android da Samsung pode ser anunciado em fevereiro do próximo ano. Fontes ligadas ao site SlashGear afirmam que o produto chegará ao mercado já no início de 2013, exatos nove meses após o seu antecessor.

Além do provável mês de lançamento, há ainda detalhes sobre as possíveis especificações técnicas do S4: ele teria um chipset Exynos 5450, processador quad-core Cortex-A15 e uma poderosa câmera de 13 megapixels.

A expectativa é de que a empresa mostre o telefone na MWC, marcada para o fim de fevereiro. A Samsung, no entanto, afirmou que os rumores sobre o possível novo Galaxy “não são verdadeiros”.

De qualquer forma, é esperado que a companhia sul-coreana apresente alguns detalhes sobre o seu futuro durante a conferência CES, em janeiro. Uma das novidades pode ser a tela de 5 polegadas com resolução Full HD (1080p) feita pela própria Samsung. Segundo o BGR, muita gente acredita que esta já seja a primeira pista do Galaxy S4.
TechTudo
com iparaiba

Veja os 4 editais de concursos públicos abertos na Paraíba

Ao todo, estão sendo oferecidas 4.3178 vagas

FONTE: DA REDAÇÃO COM G1 PB

Para os concurseiros paraibanos, o Estado está com 4 editais abertos para concursos público. Somando todos, obtemos um total de 4.318 vagas. Os salários variam entre R$ 622 a R$ 2.720. Na lista de opções estão os concursos para o Governo da Paraíba, Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB), prefeitura de Cajazeiras e da prefeitura de Cacimbas.
Governo da Paraíba 
Governo da Paraíba lançou o edital para 3.180 vagas de técnico administrativo. As inscrições começaram no dia 12 e acontece até o dia 26 de novembro, elas devem ser feitas através do site da organizadora (www.funcab.org), onde também está disponibilizado o edital completo.
A carga horária para a função é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 720. O valor da inscrição é de R$ 60. A prova objetiva está marcada para acontecer em 16 de dezembro e o resultado deve ser divulgado no dia 28 do mesmo mês.
Cajazeiras 
Prefeitura de Cajazeiras (PB) abriu concurso público para 908 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622 a R$ 2.720. Entre o cargos estão vagas par a agente social, arquiteto e assessor técnico administrativo (confira toda as vagas).
Cacimbas 
Prefeitura de Cacimbas, no Sertão da Paraíba, publicou edital que oferece 122 vagas para diversos cargos. As inscrições são realizadas, exclusivamente, através do site da Fundação Allyrio Meira Wanderley e acontece até o dia 20 deste mês.Veja relação completa das vagas
Detran-PB 
Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB) oferece 108 vagas de emprego. São 18 oportunidades para cargos de Ensino Superior e 90 para Ensino Médio. As inscrições acontecem de 19 de novembro a 9 de dezembro deste ano. Elas são realizadas através do site www.funcab.org. O pagamento do boleto bancário pode ser efetuado até o dia 10 de dezembro.
De acordo com o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 7 de janeiro. A prova prática para agente de vistoria está prevista para acontecer no dia 16 e/ou 17 de fevereiro. A entrega de títulos acontece de 6 a 8 de março. O resultado final para os cargos de nível superior acontece no dia 9 abril.

Tribunal de Contas do Estado encontra irregularidades nas contas da UEPB


Fonte: Paraíba Já
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba publicou um relatório sobre a gestão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2011 e revelou diversas irregularidades que estariam sendo praticadas na instituição.
Dentre as irregularidades constatadas pela Corte estão despesas com restaurantes sem licitação, inatividade do Conselho Curador, passagens aéreas adquiridas de forma irregular, locação de veículos sem licitação, hospedagens, irregularidades no pagamento de diárias.
Servidores
O Tribunal de Contas do Estado atestou aumento do número de servidores da instituição na ordem de 14,12%.
Em janeiro do ano analisado (2011) a UEPB mantinha 779 técnicos administrativos, sendo 411 efetivos, 144 efetivos em cargos de comissão e 179 comissionados sem vínculo com a instituição.
No final do exercício, eram 889, sendo 365 efetivos,159 efetivos com comissão e 276 comissionados sem vínculo.
Em dezembro, os servidores sem comissão correspondiam a 41,06% e consumiam 49,81% da folha. Os comissionados sem vínculo correspondiam a 31,05% e representavam 17,49% da despesa. No total, o número de servidores no exercício aumentou os 14,12%.

Locação de carros e hospedagem
Somente com locação de veículos a UEPB gastou, em 2011, R$ 742.780,45, o que daria para a compra de cerca de trinta veículos populares. E apenas duas empresas foram beneficiadas: Canopus Turismo e Viagens Ltda., que recebeu R$ 200.483,31, e RM Transportes, que recebeu R$ 542.297,14.
Com hospedagem, os gastos em 2011 foram na ordem de R$ 572.564,75, assim discriminados por empresas: CPV BFP de Adm. de Hotéis e Restaurantes Ltda.: R$ 114.111,58;
Marc Center Hotel Ltda.: R$ 154.893,60; Organização Hotellar Ltda.: R$ 184.704,72; e Classic Viagens e Turismo Ltda.: R$ 118.854,85.
Passagens aéreas
Outro número levantado pelo TCE e considerado alto foi o de passagens aéreas, que totalizou em 2011 R$ 838.274,63, aparecendo como beneficiárias do serviço as mesmas empresas que recebiam por hospedagem e locação de veículos: Canopus Turismo, com R$ 108.900,24, e Classic Viagens, com R$ 706.907,25. Uma outra empresa, a Portal Turismo, recebeu pouco mais de R$ 22 mil.
Valores orçamentários
Contrariando o que se dizia, que a UEPB teve cortes e estava sem dinheiro suficiente para o seu custeio, o TCE mostra que em 2011 a universidade executou um orçamento de R$ 324.271.562,64.
As despesas orçamentárias e extraorçamentárias tiveram um acréscimo em 2011 na ordem de 66,20% e 19,05% respectivamente, em relação ao ano anterior. As transferências financeiras recebidas, no valor de R$ 215.059.268,15 foram superiores 25,23% em relação ao exercício de 2010 (R$ 171.738.051,90).
Veja a descrição de algumas das despesas
- R$ 94.148,62 em despesas com restaurantes sem procedimento licitatório;
- Devolução de R$ 811.811,76 de recursos de convênios não utilizados, que representou 16,31% dos recursos federais aplicados;
- Inatividade do Conselho Curador, ao qual não está submetendo a apreciação orçamentária, fiscal e financeira da Administração, descumprindo o artigo 38 do Estatuto;
- R$ 20.224,28 em passagens aéreas adquiridas irregularmente junto à empresa Canopus Turismo e Viagens Ltda.;
- R$ 57.076,56 com locação de veículos junto à empresa Canopus Turismo e Viagens Ltda. Sem vigência contratual;
- R$ 572.564,75 em hospedagens realizadas sem procedimento licitatório;
- Fragilidade no controle interno de concessões de diárias, que em 2011 registrou um crescimento de 255,93% em relação a 2010;
- Fortes indícios de remuneração indireta de pessoas através da concessão de diárias;
- Despesas com diárias no valor de R$ 128.072,10 registrada incorretament e na rubrica “ 36 – Outros Serviços Terceiros – Pessoa Física” - distorcendo o balanço contábil com esse tipo de gasto;
- R$ 81.638,90 em diárias pagas a pessoas estranhas ao quadro de servidores públicos estaduais, o que viola o Estatuto do Servidor Público;
- Cancelamento automático de Restos a Pagar processados no montante de R$ 35.409,77, violando o princípio da Transparência da Gestão Pública.




Justiça procura familiares da menina que esfaqueou criança na Paraíba


A Justiça está a procura da mãe e da irmã da menina de 11 anos que esfaqueou uma criança de 4 anos na segunda-feira (19). A intenção da juíza Ailza Fabiana Borges é que elas sejam levadas para uma casa de acolhimento, já que na quarta-feira (21) o pai da menina foi vítima de uma tentativa de homicídio no bairro Padre Zé em João Pessoa.
A polícia explicou que o homem de 32 anos de idade já vinha recebendo ameaças de morte, antes do incidente com a filha. Na quarta-feira, duas pessoas entraram na casa dele e atiraram. O homem foi atendido no Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa. De acordo com a assessoria de imprensa do Trauma, nesta quinta-feira (22) o estado de saúde do paciente era considerado regular.
O mandado da juíza Ailza Fabiana Borges foi para que a mulher e a filha de 8 anos de idade fossem levadas para uma instituição de acolhimento. A medida foi tomada logo após o pai das meninas ser baleado dentro de casa.
Na quarta-feira, equipes da Polícia Militar, Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude estiveram no bairro Padre Zé, mas encontraram a casa com as portas trancadas. Os vizinhos não quiseram dar informações sobre o paradeiro de mãe e filha.
A outra filha do casal, uma menina de 11 anos que esfaqueou uma criança de 4 anos, foi encaminhada para uma instituição de acolhimento em João Pessoa. O menino de 4 anos passou por cirurgia no abdômen e segue internado em estado grave na UTI do Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa.
Caso
Uma menina de 11 anos esfaqueou um menino de 4 anos, na comunidade conhecida como Gadanhe no bairro do Padre Zé, em João Pessoa. A ocorrência foi registrada pela Unidade de Polícia Solidária (UPS) na noite da segunda-feira (19). De acordo com o último boletim do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, para onde a criança foi levada, o estado dela é grave.
De acordo com o sargento Guimarães, a menina responsável pela agressão teria flagrado em uma outra ocasião sua mãe esfaqueado seu pai. “A menina viu sua mãe agredir seu pai com uma faca, e talvez tenha achado que se tratava de algo comum. Durante uma festa que acontecia na casa do menino de 4 anos, em uma brincadeira uma pedra bateu na menina de 11, que ficou com raiva. Enquanto a criança dormia, a menina foi até a cozinha pegou uma faca e desferiu um golpe no abdômen da criança de 4 anos”, explicou.
De acordo com o sargento Cláudio Guimarães, do 1° Batalhão de Polícia Militar, a menina agressora teria ficado ressentida após a criança de 4 anos ter jogado uma pedra nela.
G1 PB

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Paraíba é 3º do Nordeste em ranking de transparência, segundo ONG


Estado melhorou seu índice em comparação à estatística de 2010.
A Paraíba foi classificada como 9ª do país no ranking.

Do G1 PB
A Paraíba é o 3º estado do Nordeste com melhor índice de transparência pública em 2012, segundo ranking divulgado na tarde de terça-feira (20) pela Organização Não Governamental Contas Abertas. Em nível nacional, o estado avançou cinco posições para 9º colocado, em comparação à última estatística de 2010. A Paraíba cresceu de 5,07 pontos para 6,56, em pontuação de nota máxima 10.
Conforme a avaliação realizada por auditores especializados, o Portal de Transparência da Paraíba possui quase todos os itens exigidos para a interação com o internauta. Porém, não possui telefone para contato, nem manual de navegação. Também não possibilita acesso completo ao banco de dados, não disponibiliza todo o conteúdo em um único site e não permite efetuar download da planilha de receitas.
O portal também não apresenta informações a respeito da remuneração dos servidores do estado; não apresenta todas as informações exigidas para as Ordens Bancárias (documento que registra a liberação do recurso empenhado para a conta do beneficiário); permite download dos editais de licitação na íntegra, mas não permite identificar o nome, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e lances oferecidos pelas empresas concorrentes.
Uma observação destacada pela ONG é que o portal de transparência do Governo da Paraíba apresenta dois níveis de consulta da despesa, uma mais simplificada e a outra mais detalhada, com disponibilidade de uma grande variedade de filtros para as consultas.
Crescendo cinco posições, o estado também ficou em 9º lugar no país. O primeiro lugar foi São Paulo (9,29), em segundo colocado foi o Espírito Santo (8,73) e o terceiro ficou com Pernambuco (7,87). Os pernambucanos obtiveram a melhor nota do Nordeste, seguidos do Ceará (7,09) e da Paraíba.
Na primeira edição, em 2010, o estado ocupou a 14ª colocação no ranking nacional. O estado teve a terceira maior evolução no ranking, atrás apenas de Rio Grande do Norte (12 posições ganhas) e Rio de Janeiro (nove posições).
O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Luzemar Martins, avaliou que o avanço da Paraíba em cinco posições no ranking é resultado, sobretudo, da criação do Portal da Transparência. Segundo a secretaria de comunicação do Governo do Estado, as melhorias necessárias serão implementadas no portal da transparência até dezembro deste ano.
Sistemática
O Índice de Transparência utiliza como base a Lei Complementar 131, regulamentada pelo decreto 7.185, que é uma emenda à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ela determinou que todos os entes da federação das três esferas de poder disponibilizem na internet, em tempo real, informações pormenorizadas sobre sua execução orçamentária e financeira.

A transparência das contas públicas dos Estados e do Distrito Federal aumentou nos últimos dois anos, segundo o Índice de Transparência da ONG Contas Abertas. Em 2012 a nota média foi 5,74, contra 4,88 na primeira edição, em 2010. Dos 27 entes avaliados, 18 elevaram sua pontuação.
O Índice foi produzido por um grupo de especialistas em contas públicas, reunido pela Associação Contas Abertas. O colegiado é responsável por deliberar e aprovar os critérios de criação e avaliação da cesta de indicadores que formam o Índice de Transparência, que considera três temas principais: conteúdo, frequência de atualização/série histórica e usabilidade.
Ranking
São Paulo 9,29
Espírito Santo 8,73 pontos
Pernambuco 7,87
Rio de Janeiro 7,87
Minas Gerais 7,38
Rondônia 7,13
Ceará 7,09
Santa Catarina 6,91
Paraíba 6,56
Rio Grande do Sul 6,27

Quadrilha explode caixa e assalta agência bancária no Litoral Sul da PB


Alvo foi uma agência do Banco do Brasil em Caaporã. 
Criminosos assaltaram na madrugada desta quarta-feira.

Do G1 PB
Uma agência do Banco do Brasil em Caaporã, Litoral Sul da Paraíba, foi alvo de assaltantes na madrugada desta quarta-feira (21). De acordo com a polícia, a agência ficou destruída após os criminosos explodirem os caixas eletrônicos do local. A quadrilha fugi levando uma quantia em dinheiro que não foi divulgada pela polícia. 
Até o dia 14 deste mês, o Sindicato dos Bancários na Paraíba havia registrado 49 ataques a bancos no estado neste ano. Sendo 20 explosões, 11 assaltos, 8 arrombamentos, 7 saidinhas de banco e 3 tentativas de arrombamento. Em todo o ano de 2011, o sindicato contabilizou 72 ações criminosas contra os bancos no estado. Foram 38 explosões, 16 arrombamentos, nove assaltos e nove tentativas registradas no ano passado.
O sargento Nicélio Camilo Fernandes, da Polícia Militar da cidade, disse que o assalto aconteceu às 3h desta quarta-feira. Os criminosos chegaram em três carros, entraram na agência e explodiram bananas de dinamite. “A gente acredita que em cada um dos carros tinha cerca de quatro bandidos”, explicou o sargento.
Após o assalto, a quadrilha atirou várias vezes e fugiu na direção da BR-101. O gerente da agência, Fábio Márcio, informou que a agência de Caaporã não vai funcionar nesta quarta-feira e que os clientes  devem buscar atendimento nas agências mais próximas que ficam nos municípios de Alhandra e em Goiana (PE). O gerente lembrou ainda que vários serviços bancários podem ser realizados nas agências dos Correios.
O sargento disse ainda que a perícia deve analisar se as câmeras de vigilância da agência filmaram a ação dos criminosos. Até as 6h30 desta quinta-feira, a polícia ainda não tinha capturado nenhum dos criminosos.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Baixem CD da Banda Bem Bolado gravado em 11-11-12

Façam o Download do CD da Banda Bem Bolado gravado no último domingo, dia 11/11, show realizado na piscina de Pirpirituba-PB.

Gravação de: Zezinho Gravações, Leocrécio CD's, Aurelio Pan Gravações e Medson Gravações

Sonorização: Pincel Som
Qualidade: Pra Paredão