quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DOU traz nomeação de Margareth Diniz como nova reitoria da UFPB


Professora retorna à Paraíba após receber o termo de nomeação e posse.
Lista tríplice havia sido encaminhada para o MEC e esperava despacho.

Do G1 PB
Diário Oficial da União traz nomeação de Margareth Diniz como nova reitora da UFPB (Foto: Divulgação)Diário Oficial da União trouxe nomeação de
Margareth Diniz  (Foto: Reprodução)
O Diário Oficial da União desta quinta-feira (8) trouxe a nomeação da professora Margareth Diniz como a nova reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O decreto foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff. A escolha aconteceu após um processo eleitoral longo marcado por protestos, greve de professores e judicialização.
O nome da professora Margareth Diniz que obteve 94,61% dos votos, no segundo turno das eleições, constava em uma lista tríplice que aguardava despacho da presidente Dilma Rousseff.
A reitora nomeada, estava em Brasília acompanhada de autoridades políticas e de assessores, por telefone, a professora Margareth Diniz, falou ao G1 que o Ministério da Educação (MEC) havia encaminhado a lista para a Casa Civil, e que na noite da quarta-feira (7) o seu nome havia sido indicado para o cargo. Margareth disse ainda que continuaria em Brasília até a próxima sexta-feira (9) quando deverá receber o termo de nomeação e posse, retornando em seguida para a capital paraibana.
A lista tríplice havia sido encaminhada para o MEC em setembro e trazia ainda os nomes dos professores Lúcia Guerra e Luiz Renato.“O MEC encaminhou a lista para a Casa Civil e hoje a noite, houve a indicação do meu nome na Casa Civil, eu estou em Brasília acompanhando todo o processo, minha nomeação deverá sair no Diário Oficial desta sexta-feira e assim que eu receber o termo de nomeação e posse eu retorno para João Pessoa.” disse.
Eleições
O primeiro turno das eleições para reitoria da UFPB aconteceu no dia 16 de maio deste ano, na ocasião a professora Margareth Diniz obteve 49,66% dos votos e a segunda colocada, a professora Lúcia Guerra, obteve 35,93%.
As eleições foram para o segundo turno, porém o Conselho Universitário (Consuni) da UFPB, decidiu adiar o pleito em decorrência da greve dos professores, mas a decisão do Consuni foi rejeitada pela Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Pernambuco, que determinou a realização imediata do segundo turno na UFPB.
No dia 6 de junho, em meio a protestos, boicotes e uma abstenção superior a 80% a professora Margareth Diniz foi eleita com 94,61% dos votos contra 5,39% dos votos obtidos por Lúcia Guerra, mas o resultado não foi homologado pelo Conselho Universitário, levando à judicialização do processo e determinação judicial de envio de lista tríplice para o Ministério da Educação, para escolha do novo reitor.
Pela primeira vez a Universidade Federal da Paraíba será administrada por uma mulher, a nova reitora da instituição vai administrar verbas de mais de R$ 1 bilhão. Na Paraíba, o orçamento só é menor que o do Governo do Estado e o da Prefeitura de João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário