sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Estação Cabo Branco proporciona observação da 'Lua Azul' na Paraíba

Lua Azul é o nome que se dá à segunda lua cheia do mês.
Fenômeno acontece uma vez a cada dois anos ou três anos.


Estação Cabo Branco é aberta para observação de planetas (Foto: Divulgação/PMJP)Estação Cabo Branco é aberta para observação da
Lua (Foto: Divulgação/PMJP)
A Estação Cabo Branco, em João Pessoa, estará aberta nesta sexta-feira (31) e domingo (2) à noite para que os visitantes fossam observar o fenômeno “Lua Azul”. O Terraço Panorâmico, no terceiro andar da Torre Mirante, ficará aberto das 18h30 às 20h30 e a entrada é aberta ao público.
“Ao contrário do que o nome indica, a Lua não vai mudar de cor, vai ficar maior, menor ou sofrer qualquer mudança física. Lua Azul é apenas o nome que se dá à segunda Lua cheia do mês”, esclareceu o astrônomo Marcos Jerônimo. Quando em fase cheia, o satélite fica mais propenso à observação de seus detalhes.
A observação planetária, que sempre acontece nas terças, quintas e domingos, sendo apenas aos domingos aberta ao público, devido ao fenômeno da Lua Azul vai incluir nesta semana excepcionalmente a sexta. A frequência de acontecimento é rara, de uma vez a cada dois anos ou três anos. A última Lua azul ocorreu em 31 de dezembro de 2009 e a próxima deve ser em julho de 2015.


O fato é devido ao ciclo lunar de 29,5 dias, o que torna perfeitamente possível que em um mesmo mês sua fase se apresente cheia por duas vezes, com exceção de fevereiro. “O visitante ainda poderá ver Saturno em seus últimos dias de passagem pela Terra até meados de setembro”, disse Marcos Jerônimo.
Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário